Guia Colíder

IPVA pode ser quitado com 3% de desconto Título da Notícia

Proprietários de veículos com o final das placas zero têm até o dia 20 deste mês para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 3%. Descrição da Notícia

IPVA pode ser quitado com 3% de desconto Título da Notícia

Terça-feira, 13 de Junho de 2017 às 10:19

Simone Ishizuka | Sefaz-MT

Proprietários de veículos com o final das placas zero têm até o dia 20 deste mês para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 3%. O benefício será concedido para os pagamentos realizados em cota única. Para emitir a guia de recolhimento, acesse o site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

A partir do dia 21 de junho, o recolhimento deverá ser integral, em cota única ou parcelado. Os contribuintes que optarem pelo parcelamento podem dividi-lo em até três vezes, devendo a primeira parcela ser paga dentro do mês de vencimento. Nesses casos, o valor por parcela não pode ser inferior a R$ 256,54 (duas UPF/MT).

De acordo com a Sefaz, os pagamentos efetuados após o dia 30 deste mês serão acrescentados de juros e multas, conforme a correção monetária.

O pagamento será efetuado mediante a apresentação do Documento de Arrecadação (DAR) junto às agências ou postos de atendimento das instituições financeiras autorizadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco Itaú, bem como nas casas lotéricas.

IPVA

O recolhimento do imposto é feito com base na pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que aponta redução média de 4,5% para automóveis, 3,9% para camionetas e utilitários, 8% para caminhões, 5,8% para ônibus e micro-ônibus e 2,3% para motos e similares.

Em 2017, o IPVA está, em média geral, 3,7% menor do que o que foi pago em 2016, com alíquotas que variam entre 1% e 4%, dependendo do tipo, marca, modelo e ano de fabricação do veículo.

Dúvidas podem ser sanadas pelos contribuintes, que devem portar os documentos pessoais e do veículo, nas Agências Fazendárias (Agenfas).

Escreva a Notícia

FONTE: Assessoria/Gcom-MT
13/06/2017 21h37
  • Tosta Engenharia
  • Tosta Solutions

Enquete

O que você achou do Guia?

  • Muito Bom
  • Bom
  • Ruim
  • Muito Ruim
Votar Resultado

O GUIA AINDA NÃO ESTÁ 100% PRONTO!

Você já pode fazer pesquisas por telefones e acompanhar algumas notícias.

OK